Correio Popular Notícia



VOLTA ÀS AULAS
Material escolar está em média 10% mais caro, segundo Abfiae

Data da notícia: 2016-01-22 10:47:46
Foto:

(Da Redação) O ano mal começou, mas os pais já têm que se preocupar com as compras de material escolar para o ano letivo. A alta nos preços não tem agradado os consumidores, que, cada vez mais, desenvolvem táticas para economizar antes de fechar negócio. De acordo com previsão da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae), o material escolar está em média 10% mais caro este ano. ?Devido à falta de disciplina financeira, as despesas se acumulam e as famílias se perdem em meio a tantas contas para pagar e acabam ultrapassando o limite de seu orçamento?, disse o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos.
Em Ji-Paraná, os consumidores já iniciaram as pesquisas de preços. ?Tenho três filhos e o gasto com materiais é muito alto. Estou fazendo pesquisas nas papelarias e nas lojas on-line, e aproveitando todas as promoções para adquirir os produtos antecipadamente com preços mais acessíveis?, comentou a consumidora Marina Oréfice.
A maior dúvida é como economizar sem ter que abrir mão de obter os itens que as crianças necessitam. A dica do presidente da Abefin é fazer uma análise da situação financeira. ?O primeiro passo é realizar um diagnóstico da vida financeira da família para saber exatamente quais são os ganhos e gastos mensais e quanto poderá dispor para a aquisição do material escolar. É fundamental ir às compras com antecedência para não precisar ser obrigado a pagar mais caro de última hora?, explicou Reinaldo Domingos.

DICAS
As principais orientações do especialista são as seguintes: Procure conversar com outros pais e tentar fazer a compra em conjunto, pois, assim, a probabilidade de conseguir preços menores aumenta; Junte o material escolar do ano anterior e veja a possibilidade de reutilizá-los; Faça uma lista do que se precisa comprar para não se perder e acabar rendendo-se aos impulsos consumistas, deixando de economizar; Converse com os filhos antes de sair às compras, explicando a situação em que a família se encontra e quanto poderão gastar com os materiais, caso contrário, será muito fácil ceder aos desejos deles e, com isso, gastar mais do que o planejado; e Quando estiver na loja, seja sincero e explique ao vendedor de forma clara o que você precisa, buscando sempre a melhor opção de pagamento.
Comprar materiais escolares requer cuidados, mas o investimento vale a pena, pois é o que dará a base necessária para os estudos. ?Preocupar-se em economizar sem deixar de proporcionar o que a família precisa faz parte do processo de educação financeira?, afirma Domingos, acrescentando que é fundamental passar esses ensinamentos para as crianças, pois assim se tornarão adultos mais conscientes e saudáveis financeiramente. Com informações das Agências de Notícias/Terra).

Fonte:






Noticia vista 1273 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.